DIRETOR GERAL E CONSULTOR INTERNACIONAL
Em sua vida profissional, com mais de 40 anos de formação em Engenharia Elétrica, com especializações em Automação Industrial nas áreas de grandes projetos digitais e robotização de linhas de produção e em Telecomunicações nas áreas de Redes Corporativas e Internet, desenvolveu talentos e aptidões que permitiram atuar em duas áreas de bastante relevância no mercado brasileiro de infraestrutura e prestação de serviços.
Os sucessos foram alcançados em postos gerenciais e diretivos de diversas empresas nacionais e multinacionais, bem como no Governo Federal no Ministério das Comunicações como um dos responsáveis pelo plano de investimentos e privatizações realizado nesta área.Em sua vida profissional, com mais de 40 anos de formação em Engenharia Elétrica, com especializações em Automação Industrial nas áreas de grandes projetos digitais e robotização de linhas de produção e em Telecomunicações nas áreas de Redes Corporativas e Internet, desenvolveu talentos e aptidões que permitiram atuar em duas áreas de bastante relevância no mercado brasileiro de infraestrutura e prestação de serviços.
Algumas dessas realizações estão descritas a seguir e mostram o potencial do profissional empreendedor, com vasta experiência especifica na direção de grandes projetos, bem como nas áreas das atividades estratégicas com a visão de condução de programas de longo prazo e negócios de alta tecnologia.
Hoje responde integralmente pela ANB Consultoria, empresa especializada em Gestão e Comercialização em Telecomunicações e Automação Industrial buscando integrar os talentos das empresas associadas e criando soluções inovadoras no mercado nacional.
Para mostrar a credibilidade que a ANB dispõe para oferecer aos seus clientes apresentamos um resumo das atividades realizadas nos primeiros 20 anos de sua carreira dedicados a área de Automação Industrial e os 22 correntes na área de Telecomunicações como apresentado a seguir.
NA ÁREA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – 1970 a 1990.
- No âmbito gerencial/diretivo e na implantação de projetos
- Sistemas de automação do Aeroporto Internacional do Galeão –71 a72
- Sistema estratégico e de armas para os submarinos e fragatas da Marinha do Brasil de73 a78.
- Sistemas de controle predial para grandes prédios comerciais de78 a81
- Sinalização ferroviária para a Estrada de Ferro Carajás., Controle da propulsão de navios de grande porte, Controle das operações do Metro de Recife, Controle da produção de Alumínio e seus subprodutos para a Alcoa , Controle de derivados de petróleo para a Unipar e Linha Robotizada para a GM projeto Kadett e Linha Robotizada na Caterpillar de81 a90.
- Sistema de guerra eletrônica para o CIGE – Divisão estratégica do Exercito Brasileiro em Brasília em 89.
Esses projetos permitiram em cada uma de suas implantações bem sucedidas, ganhos significativos de produção com a redução direta de custos, além de gerar novos empregos na área de tecnologia e na produção. Permitiu a capacitação de novos profissionais no setor, inclusive com novos cursos nas universidades sobre automação industrial e mecatrônica.
Alguns dados de resultados obtidos, tais como:
- Estrada de Ferro Carajás, o sistema implantado permitiu uma redução do tempo de transporte de trens com mais de 150 vagões de carga de minério de ferro em até 40% com segurança,
- Em derivados de petróleo como na Unipar Química em Capuava, a melhoria de controle da produção e do processo gerou um aumento de 30% na produção,
- Na Linha robotizada do veiculo Kadett na GM, a colagem automatizada dos vidros dianteiros, mudou o tempo de produção de veículos gerando mais unidades/dias e crescendo a entrega de carros em até 10%/mês e
- Na Linha robotizada da Caterpillar, a implantação de soldagem tridimensional das peças de engrenagens das Motoscrapers de grande porte deu maior segurança na confecção das peças bem como diminuiu o tempo de montagem dos veículos.
- No âmbito político e estratégico
- Dirigiu o Programa de Nacionalização da Alcoa com investimentos de mais de US30 milhões junto a Secretaria Especial de Informática de82 a88
- Membro fundador do CTI – Centro de Tecnologia de Informática em Campinas em 84.
- Participante e integrante do grupo de formulação da Lei de Informática junto a SEI, ao MCT e a Presidência da Republica – Secretaria Estratégica em 84
- Participante direto na implantação do CASNAV – Centro de Tecnologia e Sistemas da Marinha na Escola de Guerra Naval.
- Membro atuante do Grupo de Tecnologia da Alcoa Mundial em Pittsburg de82 a88.
- Como cidadão brasileiro foi certificado nos diversos organismos militares – Cenimar, SNI, Ministério da Guerra e Ministério da Aeronáutica devido a sua direta responsabilidade por projetos de segurança nacional ou estratégicos para o Brasil.
Independente das tarefas executivas no gerenciamento e gestão das operações sob seu comando foi elemento importante em várias atividades estratégicas para as empresas e contribuindo para o crescimento tecnológico do País.
- Lei de Informática – tempo dedicado a formulação da Lei de Informática e na criação do CTI trouxe a visão da empresa privada aos negócios do Governo.
- Na criação do CASNAV, dentro da Escola de Guerra Naval, ampliou os conhecimentos estratégicos nos jogos de guerra, bem como foi parte da integração civil/militar nos desenvolvimentos de novos projetos da Marinha.
- No Grupo de Tecnologia da Alcoa Mundial, contribuiu com a visão do mercado brasileiro e pode aplicar soluções implantadas no mundo junto às fabricas brasileiras da Alcoa. Um dessas tecnologias foi a produção especial de laminados de alumínio para a fabricação de latas de refrigerantes com apenas uma única estampa. Hoje o resultado desse trabalho nos anos 80, coloca o Brasil entre um dos maiores produtores de alumínio e de reciclados no mundo.
Experiência Profissional:
- Landis & Gyr – Suíça entre 70 e 71
- Hidroservice e Arsa – Aeroportos do Rio de Janeiro de72 a74
- Cobra Computadores e Digidata Engenharia de74 a82
- Alcoa Alumínio de82 a88
- Grupo Villares – div. Eletrocontroles 88 a 90.
AREA DE TELECOMUNICAÇÕES E INTERNET – 1990 a 2012
- No âmbito gerencial/diretivo e na implantação de projetos/empresas:
- Gerencia da divisão de Telecomunicações do Grupo Villares de90 a92
- Idealização, gerenciamento e implantação da COMSAT Brasil de92 a95
- Start up da primeira empresa de VoIP no Brasil entre 98 e 2002
- Start up do principal provedor de Internet Banda Larga Corporativo no Rio de Janeiro – IVELOZ – com mais de 700 empresas de pequeno e médio porte de2002 a2004
- Gerência comercial e estratégica do provedor Cyberwal no Rio e agora com ampliação de operações em SP de2004 a2005
- Gerencia Comercial da Raicom do Grupo Fournet para administrar uma rede Metro Ethernet em 35 municípios no estado de SP e na cidade do Rio de Janeiro – 2006 até dez 2008.
- No inicio de 2009, foi contratado como Gerente de Contas da GIGACOM em S.Paulo, para iniciar uma nova área de clientes corporativos com a venda de soluções e produtos de alta banda e disponibilidade.
- Realizou em 2010 um projeto de planejamento estratégico para um grande provedor de internet – NETSERV que atua em 30 cidades tem hoje mais de 10000 usuários residenciais e corporativos.
- E recentemente criou a ANB CONSULTORIA especializada em projetos e comercialização de novas soluções na área de redes corporativas e internet.
O conhecimento adquirido nos projetos de Automação Industrial e a vivência estratégica, permitiram sucessos na área de Telecomunicações e Internet, sendo que o mais importante empreendimento foi o da
- COMSAT. Iniciada em89, apartir de uma produção de estações terrenas na fabrica em Campinas, tornou a COMSAT a mais importante competidora da Embratel em sistemas de transmissão de dados, áudio e voz, via Satélite, em tempos de monopólio. Com a abertura das condições do mercado fez a COMSAT ser uma empresa muito bem sucedida e a principal provedora de serviços de rede no Brasil, integrando as comunicações satélite com outras tecnologias.
- No setor de VoIP, trouxe para o Brasil os primeiros passos na área de conectividade com tecnologias pioneiras e com um dos primeiros Ecosystem Partner da Cisco Mundial desenvolveu e ganhou licitações para a implantação de redes corporativas para telefonia sobre redes IP.
- No segmento da Internet, aglutinou várias tecnologias de radio freqüência e serviços de valor adicionado nos provedores que dirigiu e gerenciou, aplicando essas novas tecnologias no gerenciamento on-line de clientes, serviços especiais, email seguro, segurança e redes Wireless criando um potencial significativo para as pequenas e médias empresas que precisam ser atendidas com agilidade e com preços competitivos.
- Na ANB Consultoria, criou um modelo iterativo de comercialização de produtos e serviços que possibilita integrar empresas e talentos em soluções inovadoras e com um excelente custo beneficio para aquelas empresas que desejam melhorar as suas atividades correntes.
- No âmbito político e estratégico
- Responsável pela Assessoria Tecnológica do Ministerio das Comunicações e do Programa de Investimento do Setor permitindo a realização do projeto de Privatizações do Governo Fernando Henrique, como assessor especial do Min. Sergio Motta no Ministério das Comunicações de95 a97.
- Consultor especialista para a Telecom Itália e Comsat em 97
- Consultor especialista para o Banco Brascan na modelagem de venda das empresas de telecomunicações – Sercomtel- CRT e CTREP em 98
- Diretor do projeto de Geração de Novos Empregos para a Secretaria de Empregos e Relações do Trabalho no Governo Covas junto ao Secretário Walter Barelli em 98.
- Membro do Conselho de Administração das operadoras de Telecomunicações Telemat – Mato Grosso , Telems – Mato Grosso do Sul , Telest – Espirito Santo e CTMR – Rio Grande do Sul – entre 95 e 97.
- Membro Executivo do Conselho Superior da AEB – Agencia Espacial Brasileira entre 95 e 97
- Membro Executivo do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente – entre 95 e 97
Com o convite pessoal e especial do Min. Sergio Motta assumiu
- a idealização e o desenvolvimento do PASTE, que dirigiu os investimentos brasileiros no setor de Telecomunicações no inicio do Gov. Fernando Henrique.
- Participou intensamente das formulações das políticas de abertura de mercado para as áreas de satélite, DTH, de Internet ainda insipiente nessa época e de TV por assinatura.
- Contribuiu no projeto das mudanças da emenda da Constituição PEC = Projeto de EMENDA CONSTITUCIONAL que deu suporte ao programa de privatizações e das leis de livre competição no mercado, iniciadas pelas concessões de telefonia celular, bandas A e B.
- Os conhecimentos adquiridos em todas as atividades estratégicas foram aplicados nos trabalhos de consultoria acima mencionados com sucesso, sendo um dos mais importantes foi a venda da CRT, realizada dentro do modelo projetado pela elaborado junto aos acionistas controladores.
- Como Membro do Conselho das Empresas e Organizações mencionadas levou a visão empresarial e estratégica para a mudança e reformulação das praticas até então empregadas, principalmente por serem soluções voltadas para o interesse do usuário.
Experiência Profissional:
- Villares Control e Comsat Brasil – 90 a 94
- Ministerio das Comunicações – 95 a 97
- Consultoria Empresarial – E. Tempo Ltda – 97 a 2002
- Netmart, Iveloz e Cyberwall – 2002 a 2006
- Fournet Raicom, Gigacom e Netserv – 2006 a 2011
- ANB Consultoria. – 2012
Formação
Formado pela Escola de Engenharia Mauá – S.Paulo como Engenheiro Eletricista modalidade Eletro técnica em 1970
Registrado no Crea SPO desde 1970.
Membro do IEEE.
Cursos de especialização em inúmeras instituições internacionais.
É fluente em Inglês e Francês, com conhecimentos de Alemão.
Nascido em S.Paulo aos 5 de novembro de 1946 tem também a nacionalidade Suíça.
Comments
Post a comment